montagem de prontuário, operação de subestação elétrica, uso seguro e racional de energia (para todos os funcionários), manutenção de painéis elétricos energizados. Comandos elétricos. NR -10, NR -12, NR -35, Entre outros.
Cursos ministrados na própria empresa ou em uma local escolhido.
Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que eletricidade MATA. Baixa tensão Mata. Alta tensão também Mata. Eletricidade Mata. Que isso fique bem claro e repetido no cérebro de quem ainda se arrisca.
Se fosse só isso, não seria de tudo ruim. Às vezes, quando não mata, é ainda pior. Como pior, se a morte é irreversível? Morrer em alta tensão é muito mais traumático para quem fica vivo. Quem vai entender a minha afirmação, é quem foi testemunha de acidente grave com eletricidade de amigo, colega, parente ou mesmo um desconhecido. Quanto mais rápida a morte, mais traumático para quem assiste.
Acidente com eletricidade, na maioria das vezes, deixa marcas externas. Há sequelas internas também. Em pulmão, coração, fígado, cérebro, músculos. Mesmo não visível, o acidentado sofre muito, por pouco tempo ou pela vida toda.
Quando as sequelas são externas, (queimadura, amputação) o acidentado passa vários dias sofrendo dores insuportáveis, mesmo com uso de morfina. Infelizmente já fui testemunha disso.
Queimaduras que atinge o osso são realmente insuportáveis, provocando a vontade de morrer.
Mas, voltamos ao foco. Simples assim. Se não entende de eletricidade, nunca se arrisque. Se tiver curso para uma determinada operação, não faça o que não entende. Se for profissional de montagem sem sistema elétrico desligado, não tente fazer energizado.
Nossa profissão tem muitas áreas de operação, por isso a necessidade de conhecimento e experiência. Um projetista conhece de painéis elétricos e fiação, mas não pode montar ou operar circuito elétrico sem conhecimento específico e experiência.
Quando o eletricista for operar pela primeira (segunda, terceira…) vez, é imprescindível que o circuito esteja desernergizado, para que a ação mecânica e a aproximação segura seja avaliada pelo instrutor.
A prevenção do acidente é possível. O conhecimento é fundamental.
Há dois níveis de conhecimento a ser observado:
1 . O conhecimento mínimo do consumidor da energia elétrica, focado a segurança.
2 . O conhecimento Eletricista, focado a segurança.
Eletricidade não tem preconceito para matar. Nem de cor, nem de raça, nem de sexo e nem de escolaridade.
Lembre-se: Eletricista bom é Eletricista VIVO, e sem acidente.