Tem como finalidade medir o sistema que suporta as cargas a fim de reduzir significativamente custos desnecessários e verificar se a energia está sendo utilizada com qualidade.
Situações decorrentes dos distúrbios em sistemas de potência são comuns e, na prática, podem ser ocasionados por descargas atmosféricas, correntes de magnetização dos transformadores, faltas sustentadas, correntes de partida de
grandes motores, pelos efeitos de chaveamentos nos equipamentos, entre outros.
Esses distúrbios que ocorrem nos sistemas podem provocar inúmeras interferências indesejáveis, como acionamento indevido de relés, mau funcionamento de equipamentos sensíveis, distorções em equipamentos de medição, podendo chegar até mesmo à interrupção de energia.
Com base no PRODIST, especificamente o módulo 8, que diz respeito a qualidade de energia elétrica, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, será mostrado alguns dos objetivos relacionados ao assunto:
São fenômenos associados a deformações nas formas de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.
É o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico, e/ou na defasagem elétrica de 120o entre as tensões de fase do mesmo sistema.
É um fenômeno caracterizado pela variação aleatória, repetitiva ou esporádica do valor eficaz ou de pico da tensão instantânea.
VTCD são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três minutos.
São surtos de tensão que ocorrem em um intervalo de tempo muito curto. Os mesmos podem ser gerados por meio de indução eletromagnética e também devido ao chaveamento de equipamentos elétricos.
Dentre esses parâmetros, somente a tensão de regime permanente e o fator de potência são regulamentados pela ANEEL. Os demais parâmetros, ainda em fase de análise, podem receber futuramente regulamentação específica.