A característica da sílica gel é conhecida mundialmente. O produto químico, oriundo da sílica, principal componente da areia, tem grande importância em equipamentos imersos em líquido isolante, pois, tem a capacidade de absorver a umidade de onde está contida.
Há vários tipos de sílica no mercado, as mais conhecidas são as brancas que não muda de cor, que é usada para transporte de equipamentos que não devem entrar em contato com umidade, como por exemplo os eletrônicos. Este uso atende só o deslocamento do equipamento até a sua abertura.
O nosso interesse nesse assunto é de uso em equipamentos elétricos, imerso em líquidos isolantes (Transformador, reator, elevador de tensão, etc).
Normalmente o secador de ar de sílica gel, são usados a partir de 750 KVA, imersos em líquidos isolante e quase sempre com tanque de expansão instalados.
O líquido isolante contido no equipamento, sofre grande variação de volume em função da temperatura ambiente e a carga solicitada. A sobrepressão interna, se o equipamento de alta potência, poderia danificar as bobinas e gaxetas, podendo até mesmo explodir.
Por isso é instalado um reservatório cilíndrico, cheio de sílica gel, com a captação de ar em ponto mais elevado, para redução da pressão interna. Esse respirador possui um reservatório de óleo (O mesmo óleo do equipamento) na parte de baixo do cilindro, para fazer um pré filtro e retirando pare da umidade e partículas sólidas.
Quando a pressão do equipamento aumenta, o ar sai pelo reservatório, reduzindo a pressão internas. Quando o pressão cai, o ar úmido é sugado para dentro do equipamento e secado pela sílica. Por isso chamados respirador.
A sílica indicada para isso é do tipo AZUL/ROSA. Quando é instalada e nova está AZUL, quando está no fim da vida útil, se torna ROSA.
A sua troca é importante que seja, logo no início do aparecimento dos primeiros graus ROSA. Para que o equipamento não absorva umidade e comprometa a sua vida útil.
A granulatura da sílica não teve ser muito alta (de 3 a 5 mm), pois permite a entrada de umidade e e reduz a vida útil da sílica.
A troca deste produto requer dias sem chuva e umidade relativa do ar abaixo de 60%. Geralmente, é retirada, com a tubulação fechada com plástico reforçado, direcionada a um local fechado para a execução da troca.
A sílica retirada, se não contaminada de óleo pode ser descartada. Pode também ser reutilizada após a secagem em estufa, com temperatura não muito elevada. Não é aconselhável reutilizar por mais de três vezes.
A troca pode ser feita por técnico especialista neste assunto e até com o equipamento energizado, após a avaliação dos riscos.
Fornecemos e substituirmos a sílica gel para respirador de seu equipamento elétrico.
Efetuamos a troca com equipamento ligado.
Mão de obra técnica HH na área de engenharia elétrica e instalações.
Fornecemos mão de obra de profissionais especializados e interligados pelo modelo HH, para serviços eletromecânicos:
Mensalista, temporário ou de emergência.
Vantagens do uso de HH especializado.
Contratar especialista para a execução de tarefas, que não pertence a sua LINHA DE TRABALHO normal, melhora o foco principal da atividade da industria, e disponibiliza pessoas capacitadas para efetuar os serviços com mais segurança e valor legal.
Significa que serviços especializados e laudos técnico possui maior credibilidade e quase sempre apresenta menor custo. Podemos ilustrar, por exemplo, que uma concessionária de automóvel, tem como objetivo a venda e a manutenção de veículos. Tem em seu quadro, eletricista de automóvel com pouca, ou nenhuma expertise em instalação elétrica do prédio, nem teria tempo para efetuaras demandas que o sistema elétrico necessita.
Cuidar do próprio sistema elétrico, necessitaria de disponibilizar vários profissionais especialistas. engenheiro, ADM para o controle, eletricistas de várias especializações, mecânico, ajudante, etc. Por isso, é bem vantajoso o contrato de empresa especialista para cuidar se seu sistema elétrico, como um todo, reparando, mantendo, modernizando e agregando instalação, para que a edificação atenda com qualidade e segurança esse sistema.
O custo de manter esse efetivo é alto e não produz retorno financeiro que se justifique esta contratação. Nem teria a demanda de trabalho para ocupação desse efetivo.
A Michelon Energia dispõe de quadro técnico competente e diversificado para atender, não só a demanda de concessionárias, também atendemos indústria, comércio e agricultura. Mantendo o seu sistema seguro e bem cuidado. Buscando sempre a sua modernização que justifique maior segurança e a redução dos custos de energia.
Nosso laudo é completo com as Normas Regulamentadoras do MTE: NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade, NR 17 – Ergonomia, NR 23 – Proteção contra Incêndios, e NR 26 – Sinalização de Segurança, e Normas Brasileiras.
Elaborar o prontuário das instalações elétricas.
O laudo técnico das instalações elétricas é uma ferramenta para compor o Prontuário das Instalações Elétricas (P.I.E.) previsto no M.T. (portaria 598 de 07-12-2004 do Ministério de Trabalho e Emprego) e é realizado com base nos dados da inspeção realizada na edificação, resultados de medições e ensaios e na documentação técnica das instalações elétricas da empresa, com a finalidade de aferir a sua conformidade com a Norma técnica Brasileira NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão), NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) e NBR 5418 (instalações elétricas e atmosferas explosivas) e a NR 10.
Avaliação projeto reparos e laudo de SPDA. Projetos. Diagrama unifilar. Medição e correção de iluminamento. Medição de imagem térmica. Manutenção de subestação e painéis elétricos.
Todos os serviços necessários para manter o prontuário em conformidade com a portaria. Montamos e acompanhamos a continuidade do PIE.